Audiência Pública no município.

Vereadores Participam de Audiência Pública no município.

No dia 27 de março de 2018 foi realizado no Galpão de Eventos do Parque de vaquejada de São João da Ponte , uma audiência pública , realizada pela empresa Fortaleza de Santa Terezinha Agricultura e Pecuária, sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), especificadamente sobre culturas do empreendimento da Fazenda Santa Mônica localizada no município.

Na audiência estiveram presentes os órgãos que compõem o sistema de fiscalização e gestão ambiental como; Ministério Público, Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Comitê da Bacia do Verde Grande, CODEMA de Jaíba e Verdelândia, assim como os vereadores, membros do legislativo do município , Genilza Ribeiro , Adilson Souza, Marciano Pimenta, Dario Fabiano e Luciano Lima.

Durante a audiência a vereadora Genilza Ribeiro destacou a importância do empreendimento e indagou sobre o valor dos recursos destinados a curto, médio e longo prazo para investimentos em revitalização, e em recursos destinados as famílias que residem as margens do Rio Verde e dos demais afluentes que o abastecem.

O vereador Adilson Souza abordou que este empreendimento tem gerado diversas polêmicas, e que se pode inferir a ele pontos negativos como a possível contribuição com a seca do rio da comunidade de Vereda Viana, quanto positivos como a geração de empregos, renda as familias e alta produtividade. Além disso, o vereador destacou sua preocupação em relação aos impactos que esse projeto poderá gerar em longo prazo ao município, pois segundo ele , futuramente poderá tornar a localidade um “lugar deserto” e ainda indagou uma questão a toda a população, “ Será se vale a pena continuar com esse projeto, tendo em vista as consequências que possivelmente irá causar?”