Após recesso, Câmara Municipal retorna suas atividades Parlamentares sob nova mesa diretora.

Nesta segunda-feira (18), após recesso legislativo, A Câmara Municipal de São João da Ponte reiniciou suas atividades parlamentares, com a primeira reunião ordinária de 2019. A primeira sessão foi marcada pelo inicio dos trabalhos da nova mesa diretora, eleita no final do ano passado, com a seguinte composição: Geraldo Filogônio ( Presidente) , Adilson Souza ( VicePresidente) , Genilza Ribeiro ( 1° Secretária) e Reinaldo Pereira ( 2° Secretário).

Matérias em Pauta

O legislativo retornou suas atividades com a pauta cheia, com mais de 35 requerimentos de autoria dos vereadores, nos quais destacam-se:

REQUERIMENTO 001/2019- De autoria da vereadora Genilza Ribeiro , requer que na forma regimental e ouvido o plenário, seja solicitado novamente ao executivo municipal, o funcionamento do bloco cirúrgico do Hospital São Geraldo do Município.

REQUERIMENTO 006/2019- De autoria da vereadora Jucilene Borges, requer que na forma regimental e ouvido o plenário, seja solicitado ao executivo municipal à reforma da estrada que liga as comunidades de Tanque e João Moreira.

REQUERIMENTO 013/2019- De autoria do vereador Fidelles Fagundes, requer que na forma regimental e ouvido o plenário, seja solicitado ao executivo municipal, a reforma do cemitério municipal. REQUERIMENTO 018/2019- De autoria do vereador Dário Borges, requer que na forma regimental e ouvido o plenário seja solicitado ao executivo municipal, à construção/reforma da quadra poliesportiva na comunidade de Vera Cruz.

REQUERIMENTO 030/2019- De autoria do vereador/presidente Geraldo Filogônio, requer que na forma regimental e ouvido o plenário seja solicitado ao executivo municipal, a colocação de postes com braços e luminárias próximo a igreja católica da comunidade de Brejo Grande.

REQUERIMENTO 031/2019- De autoria do vereador Reinaldo Pereira, requer que na forma regimental e ouvido o plenário seja solicitado ao executivo municipal, à iluminação do campo de futebol da comunidade de Salvinópolis.

REQUERIMENTO 036/2019- De autoria dos vereadores, Geraldo Filogônio, Dário Borges, Genilza Ribeiro, Jucilene Borges, Adilson Souza, Marciano Pimenta, Gilberto Felício, Fidelles Fagundes,Reinaldo Pereira e Luciano Lima, requer que na forma regimental e ouvido o plenário, seja solicitado ao executivo municipal, que se digne em advertir os Secretários Municipais do município, que segundo informações da própria população tem usado os cargos para angariarem votos para a Eleição Proporcional de 2020.

REQUERIMENTO 037/2019- De autoria do vereador Marciano Pimenta, requer que na forma regimental e ouvido o plenário, seja solicitado ao executivo Municipal, à construção de um Ginásio Poliesportivo no Distrito de Boa Vista.

REQUERIMENTO 026/2019- De autoria do vereador Marizan Ferreira, requer que na forma regimental e ouvido o plenário seja solicitado ao executivo municipal, à organização do trânsito nas ruas e Avenidas da Cidade.

REQUERIMENTO 016/2019- De autoria do vereador Luciano Lima, requer que na forma regimental e ouvido o plenário, seja solicitado ao executivo municipal, à iluminação da quadra esportiva da comunidade de Cortilândia.

Estes e demais requerimentos foram aprovados por unanimidade pelos vereadores.

Assuntos Gerais

O novo presidente da casa Geraldo Filogônio foi o primeiro a se pronunciar durante os assuntos gerais. Geraldo agradeceu seus colegas pela confiança a ele imposta pela sua eleição, inferindo ainda que terá comprometimento com suas atividades como presidente, e que estará sempre a disposição de seus colegas, e pediu ainda que o legislativo se unisse em prol do município. ”Agradeço a todos os 11 vereadores pela minha eleição, […] nestes dois anos aqui irei prestar serviço a Câmara da melhor forma possível, chegando todos os dias as 08;00 horas e saindo às 17;00 horas, como já estou fazendo[…]”, destacou Geraldo, inferindo ainda que mesmo em períodos que for necessário que ele se ausente, procurará ajudar no que for possível.

Adilson Souza, novo vice-presidente da casa também se posicionou, agradecendo a seus colegas e declarando a grande honra que lhe foi confiada. ”Estou aqui para colaborar com vocês dentro do meu alcance, […] que juntos possamos vencer essa batalha, nesses próximos dois anos, com a maior transparência possível, há dificuldades, mas temos que aprender a lidar com elas”, inferiu Adilson.

Genilza Ribeiro, nova secretaria da casa, também fez seus agradecimentos, e se colocou a disposição de seus colegas, destacando que é uma grande honra assumir este cargo, em seu primeiro mandato como vereadora.

Genilza destacou também que novamente está solicitando o funcionamento do Bloco Cirúrgico do hospital Municipal. Destacando que buscou que fosse adquirida verba para que fosse obtido um equipamento radiológico para o hospital, que é de suma importância para a população, que, no entanto, foi substituído por dois veículos. Genilza destacou sua indignação, após pedir esclarecimentos a Secretaria de Saúde pelo ocorrido, pois segundo a vereadora o munícipio possui muitos veículos, e que, o equipamento seria de utilidade a toda à população, que está necessitando do mesmo. Inferiu ainda que irá fiscalizar os veículos que foram adquiridos.

Marizan Ferreira destacou que as solicitações feitas nesta reunião foram de suma importância para o município.Marizan também justificou a necessidade de cada uma das solicitações feitas por ele na sessão. Um dos questionamentos do vereador foi acerca do transito municipal, que necessita de ser organizado, exigindo que fosse encaminhado um ofício ao executivo, solicitando uma reunião com a Polícia Civil para que fossem tomadas providências.

Fidelles Fagundes prestou apoio à nova mesa diretora, e abordou a necessidade de que os vereadores unissem forças para a melhoria do legislativo e a vida da população pontence.

O vereador Luciano Lima também cumprimentou a nova mesa e comentou acerca de alguns requerimentos. Luciano destacou sobre a necessidade dos vereadores estarem fiscalizando também o legislativo municipal, e estarem a parte de tudo que está ocorrendo dentro da casa.O vereador solicitou que fossem repassadas as Medições de Obra, da nova sede do poder legislativo que está em andamento, para sanar duvidas tanto da população, que está solicitando, quanto dos próprios membros do legislativo.

Marciano Pimenta prestou cumprimentos a nova mesa diretora, e questionou sobre as problemáticas que estavam sendo abordadas.

Dário Fabiano abordou sobre o requerimento 036/2019, declarando a necessidade do executivo municipal ser informado da grave situação, em que Secretários Municipais tem utilizado de suas atribuições para fazer política antecipadamente, para que fossem tomadas providências. Dário também inferiu sobre seu apoio a administração vigente, que em meio às dificuldades tem feito um bom trabalho, mesmo que este não seja excluído de falhas, elogiando a responsabilidade e transparência do Prefeito Danilo Veloso. O vereador parabenizou também o novo presidente da casa Geraldo Filogônio pelo seu comprometimento, justiça e transparência. Dario sugeriu também, que para que as dúvidas sobre as medições da Câmara em construção fossem esclarecidas, que fosse criada uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para a apresentação de um relatório detalhado, sobre os quantitativos do orçamento, para que assim as dúvidas fossem sanadas.

Jucilene Borges parabenizou a nova mesa diretora pelo comprometimento com o legislativo, e pelas belas palavras por eles ditas. Elogiou também a Administração Vigente, que meio as adversidades tem conseguido fazer um bom trabalho no município.

Para mais informações, todos os requerimentos estão a disposição do público no site. As reuniões continuam todas as primeiras e terceiras segundas-feiras do mês, a partir das 18:00, no Plenário da Câmara.

Colunista: Cinthia Aguiar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + doze =