Apicultores reuniram com técnicos da CODEVASF para discutir melhoria no setor

Os técnicos da CODEVASF o Sr. Alex Douglas Martins Demier e a Sra. Eleniz  S. Saloci estiveram em reunião  com apicultores para discutir novas ações com objetivo de aumentar produção do mel. A reunião aconteceu no dia 05 de abril de 2018 no plenário da Câmara Municipal. Estiveram presentes o presidente da Câmara Sr. Marizan Ferreira, o Vereador Geraldo Filogônio e a Vereadora Genilza Ribeiro. Foram debatidas as ações para aprimorar a atividade como: a necessidade de capacitação dos apicultores; participação nos eventos do setor; realização de dia de campo e a busca de técnico para acompanhamento.

Foram disponibilizadas duas vagas no XXII Congresso Brasileiro de Apicultura – CONBRAPI e VIII Congresso Brasileiro de Meliponicultura 2018 –  em Joinville – Santa Catarina, nos dias 16 a 21 maio, com Tema: "Polinização, tecnologia, oportunidades e desafios para o criador de abelhas no Brasil".   O Sr. Alex ressaltou a importância do mel produzido da flor da aroeira que está em processo de certificação, considerado entre os melhores méis do mundo e o norte de minas tem ambiente favorável para a produção. Relatou que tem um projeto de lei tramitando na assembleia no intuito de incluir o mel na merenda escolar e que tem alguns municípios que foi incluso e os resultados foram excelentes, até diminuiu as doenças recorrentes entre alunos.

Acrescentou que o beneficiamento e sua comercialização devem seguir as orientações legais para um produto de qualidade. O Sr. Amador Gonçalves falou da importância da união e das oportunidades de melhorar a atividade. O Presidente Marizan agradeceu a CODEVASF pelo apoio ao município e colocou à disposição das associações. O vereador Geraldo falou da importância da produção e parabenizou a Vereadora Genilza e o Presidente do COMENAC o Sr. Amador pela iniciativa.

A Vereadora Genilza ressaltou as novas possibilidades como as vagas de curso que estão disponibilizados para os apicultores no município, os equipamentos que foram entregues aos apicultores, a importância das parcerias com a CODEVASF, SENAR, Sindicato de Produtores, COMENAC, entre outros. Acrescenta que a produção da apicultura vai de encontro da preservação ambiental, bem como com a geração de renda, pois o nosso município oferece condições para a atividade de apicultura. A Sra. Enir (apicultora) colocou que o fortalecimento da apicultura deve seguir o mesmo modelo da produção do mel pelas abelhas, ou seja, com o trabalho coletivo.