Câmara Municipal de São João da Ponte realiza reunião ordinária e suplente Juscelino Pereira assume cadeira no legislativo

No dia 21 de maio de 2018 reuniram-se na sede da Câmara Municipal de São João da Ponte os membros do Poder Legislativo Municipal, para realização da segunda reunião ordinária relativa a maio de 2018.

A reunião contou com a presença do suplente Juscelino Pereira de Souza, que assumiu a cadeira no legislativo após a protocolização de um requerimento de autoria do vereador Dario Borges, solicitando afastamento por trinta dias para dar assistência a sua esposa e filho recém-nascido. Iniciando sua atuação no legislativo a todo vapor, Juscelino fez diversos requerimentos, e ainda ressaltou que ; “ É viável que os poderes executivo e legislativo se unam para que melhore a situação do município”.

Na reunião foram também debatidos diversos assuntos, além da discursão, votação e aprovação de diversos requerimentos e projetos de lei, como o requerimento aprovado por unanimidade de votos que solicita ao prefeito municipal a colocação de caçambas para servirem de depósitos de lixo em algumas localidades e distritos do município, sendo que devido à falta de coleta e local apropriado para o armazenamento de resíduos, o lixo está sendo descartado de maneira irregular próximo as comunidades, causando mau cheiro e proliferação de doenças.

Pode-se salientar também o requerimento aprovado, também por unanimidade de votos, que solicita o calçamento e extensão de rede elétrica na rua que dá acesso a saída para o povoado de Salvinópolis, para que possibilite uma adequada via de acesso e passagem dos moradores, contribuindo assim para melhor bem estar da população.

Em pauta também estavam alguns projetos de lei, como o projeto aprovado que dispõe sobre a criação da Secretaria Municipal de Educação, como órgão da administração direta municipal, dando outras providências. Durante a discursão do projeto o vereador Luciano Lima destacou que; “ A criação desse projeto será excelente para que nós possamos fiscalizar mais uma verba que está vindo para o nosso município”.

Foi também discutido e votado, o projeto de lei que dispõe as diretrizes gerais para a elaboração e execução da Lei Orçamentaria para o exercício de 2018 , dando outras providencias , que foi do mesmo modo aprovado por unanimidade de votos. Além de ser debatido e votado o projeto de resolução que dispõe sobre as contas do município de São João da Ponte relativo ao exercício financeiro de 2014, contendo outras providências, que foi aprovado pela maioria dos votos.

Durante a reunião, através de solicitação da vereadora Jucilene Borges, o assessor jurídico Wagner Cordeiro fez uma analise da possibilidade de aposentadoria especial para servidores da área da saúde que trabalham em contato ou sujeitos a agentes insalubres.

No final da reunião o presidente do grêmio estudantil da Escola Estadual Professora Filomena Fialho, Saulo Gusmão, fez um apelo aos vereadores do órgão legislativo, pedindo ajuda para à arrecadação de fundos para à melhoria na prática de esportes da escola, sendo que a escola não contém condições adequadas para à prática de esportes, que é de fundamental importância para a disciplina, senso de equipe e promoção de uma vida mais saudável ao aluno. Após tal apelo os vereadores demonstraram solidariedade para cooperar com a instituição.

Para mais informações, todos os projetos de lei e requerimentos estão a disposição do público no site. As reuniões continuam todas as primeiras e terceiras segundas-feiras do mês, a partir das 18;00,no Plenário da Câmara.

Colunista: Cinthia Aguiar