Câmara Municipal de São João da Ponte realiza 15° reunião ordinária de 2019

A Câmara Municipal de São João da Ponte realizou em 18 de novembro de 2019 a 15° reunião ordinária de 2019. A reunião foi presidida pelo vice-presidente Adilson Souza, tendo em vista a ausência do presidente Geraldo Filogônio para questões de interesse público.

Requerimentos

Diversos requerimentos foram discutidos e votados na sessão, nos quais destacam-se:

REQUERIMENTO 115/2019- De autoria da vereadora Genilza Ribeiro, requer que na forma regimental e ouvido o plenário, seja solicitado ao executivo municipal, a substituição de lâmpadas na saída de Capitão Enéas, em frente ao número 575, no Bairro São Geraldo.

REQUERIMENTO 116/2019- De autoria do vereador Marizan Ferreira, requer que na forma regimental e ouvido o plenário seja solicitado ao executivo municipal, a reforma da iluminação da quadra esportiva da comunidade de Cortilandia.

REQUERIMENTO 117/2019- De autoria da vereadora Genilza Ribeiro, requer que na forma regimental e ouvido o plenário, seja solicitado ao executivo municipal, a colocação de grades nos bueiros da Rua Antônio Natalício Nunes e Rua Gentil Gomes.

REQUERIMENTO 118/2019-De autoria do vereador Marizan Ferreira, requer que na forma regimental e ouvido o plenário seja solicitado ao executivo municipal, que em conformidade com a Lei Municipal, que autoriza o município a celebrar parcerias com as associações comunitárias/produtores rurais, que seja incluído na Dotação Orçamentária para 2020 o atendimento aos produtores rurais com reformas, construção e limpeza de tanques e barraginhas no município.

Após discutidos, todos os requerimentos foram votados e aprovados por unanimidade pelos vereadores presentes.

Projetos de Resolução

O Projeto de Resolução 01 de 2019, de autoria do vereador Dario Borges, que “autoriza a realização de reunião solene para entrega de título de Cidadão Honorário no Povoado de Canabraval”, estava em pauta na sessão.

Com a resolução fica autorizada a realização de Reunião solene para a entrega de Título de Cidadão Honorário ao Deputado Federal Padre João, no salão da Igreja Católica do povoado de Canabraval no município às 16:00 horas do dia 28 de novembro de 2019.

O Projeto de Resolução foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

Assuntos Gerais

Ao longo dos assuntos gerais foram debatidos diversos assuntos pelos vereadores.

O vereador Marizan Ferreira argumentou sobre a importância da solicitação feita no requerimento 118/2019.Segundo ele, ela é de “suma importância, uma vez que foi sancionada a lei em que produtores rurais teriam acesso a essas máquinas agrícolas”. O vereador ressaltou ainda que “a riqueza do município vêm da Zona Rural”.

Marciano Pimenta ressaltou a necessidade de maior cautela nas indicações para a concessão de Títulos de Cidadão Honorário, para que as pessoas homenageadas sejam realmente merecedoras de tal homenagem de acordo com os serviços prestados ao município. O vereador também parabenizou o Deputado Estadual Doorgal Andrada (PATRI) pela atitude de abrir mão de diversos auxílios, oque gerará uma grande economia ao estado.

O vereador Dário Borges destacou a necessidade da tomada de providências acerca dos impactos causados nas vias onde há um grande fluxo de caminhões-pipa que se deslocam com destino ao Município de Varzelândia-MG. Segundo ele, o grande tráfego desse caminhões dentro da cidade vêm trazendo estragos ao asfalto de algumas ruas que poderão trazer transtornos a população, principalmente no período das chuvas.

Assuntos como a Crise Hídrica e as faltas injustificadas por parte de alguns vereadores também foram discutidos.

Para mais informações, todos os requerimentos e projetos estão a disposição do público no site. As reuniões continuam todas as primeiras e terceiras segundas-feiras do mês, a partir das 18:00 horas , no Plenário da Câmara.