Biografia
Nascida em 1973, no município de Pintópolis-MG, Genilza Mendes Ribeiro Fagundes, mudou-se para São João da Ponte em 1982.Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e pós-graduada em Atendimento Integral a Família pela Universidade Veiga de Almeida (UVA).Durante sua trajetória desenvolveu diversas atividades, sendo Assistente Social do Programa Bolsa Família no município de Montes Claros. Foi responsável pela criação e implantação de diversos serviços e órgãos ( CRAS, CREAS, Casa de Acolhimento, PROJOVEM Adolescente, PROJOVEM Trabalhador, Reciclando Oportunidades, Grupo da Felicidade) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Município de São João da Ponte.
Coordenou o CRAS e o programa PROJOVEM Adolescente. Foi presidente e conselheira da Casa da Amizade das Senhoras dos Rotarianos de São João da Ponte, que é responsável pela creche Dom Geraldo Magela de Castro. Atuou no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em São João da Ponte, além de ser Articuladora do Selo UNICEF, no qual através dos avanços alcançados nas políticas públicas da criança e do adolescente o município foi contemplado em 2012.
Atuou e implementou o SUAS no município de Patis, onde foi coordenadora do CRAS e presidente do CMAS e CMDCA. Foi responsável pela criação da Lei do SUAS e Lei do Conselho Municipal de Politica sobre Drogas (COMPOD),além de ser responsável pela eleição do Conselho Tutelar, PRONATEC, e a Implantação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Foi secretaria de Planejamento de São João da Ponte , interina da secretaria de Esporte, Lazer e Turismo e coordenadora do PRONATEC.
Atualmente atua como conselheira do Conselho do Meio Ambiente (CODEMA) e na secretaria da Associação Mineira das Câmaras Municipais (AMCM).
Em 2017, Genilza Ribeiro assume pela primeira vez uma vaga na câmara de São João da Ponte, eleita com 492 votos sendo a sexta mais votada. Como vereadora pretende continuar trabalhando para garantir os direitos do cidadão nas politicas públicas, como lazer, educação, assistência, segurança e saúde, e desenvolver politicas voltadas para o acesso ao trabalho e renda no município na área rural e urbana.